Alimentação Saudável

AUTORA
Professora Mariana Gobbo, quinto ano A

O projeto “Alimentação Saudável” foi desenvolvido com os alunos do 5° ano A da Escola Municipal Prof Odette Scaramella de Luca, da professora Mariana Gobbo , com o objetivo de conscientizar sobre a importância de uma alimentação equilibrada, destacando os benefícios à saúde e os problemas que podem surgir a partir de hábitos alimentares inadequados.

Os alunos aprenderam conceitos fundamentais sobre alimentos in natura, processados, ultraprocessados e; compreenderam as diferenças entre eles, seus valores nutricionais, e os impactos à saúde quando consumidos em excesso. Eles realizaram pesquisas em grupos, confeccionaram cartazes informativos e apresentaram para os resultados de suas descobertas. Esse momento proporcionou um rico debate e troca de informações entre os estudantes.

Um dos momentos mais significativos do projeto foi a degustação de três produtos derivados do milho: o milho da espiga, representando o alimento in natura; o milho em conserva (lata), como exemplo de alimento processado; e os salgadinhos de milho sabor milho, representando os alimentos ultraprocessados. A atividade sensorial foi essencial para que os alunos percebessem na prática as diferenças de sabor, textura e nível de processamento de cada alimento.

O nutricionista da rede municipal compartilhou seu conhecimento de forma dinâmica e prazerosa, abordando temas como a pirâmide alimentar, o consumo consciente, a leitura de rótulos e a importância da hidratação. Os alunos participaram ativamente, fizeram perguntas e relataram suas experiências alimentares em casa.

Encerrando o projeto, os alunos trouxeram rótulos e embalagens de alimentos que consomem em casa. Analisaram as informações nutricionais e classificaram os produtos conforme sua categoria.A atividade promoveu uma reflexão crítica sobre os hábitos alimentares de suas famílias.

Foi possível perceber uma maior conscientização sobre a importância de escolhas alimentares mais saudáveis e o desejo de compartilhar esse aprendizado com seus familiares. A interdisciplinaridade, a prática e a interação com o profissional da saúde foram fundamentais para o sucesso da proposta, promovendo uma educação alimentar que ultrapassa os muros da escola e alcança o cotidiano das famílias.








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