Nomes, alfabeto, numerais
Texto da coordenadora Valéria King de Souza.
Atividades com o Infantil IV
- Com a manipulação dos grampos trabalhamos o nome, onde cada criança tem a plaquinha com seu nome e por meio dos grampos com letras neles desenvolvemos o movimento de pinça pela pegada no papel. Ainda, nesta atividade, eles puderam perceber a ordem das letras (noções de quem vem antes e depois).
- Utilizamos os grampos para relacionar as quantidades ao numeral, contando os pontos em volta do número aprendemos os grampos de acordo com as quantidades.
- Com tampinhas trabalhamos alfabeto móvel para formar o nome. Usamos elas também para classificação com letras iguais, para contar e fazer relação com o numeral, para classificar por cores e por tamanhos.
- Com areia fizemos uma pescaria com peixes numéricos onde as crianças pescam e ditamos o número para os outros colegas e depois cada um faz no seu prato de areia o número falado.
- Algumas crianças ficam apenas tocando e brincando com areia, por ser uma atividade sensorial e relaxante.
Também usamos a areia para fazer as letras do alfabeto e letras inicias dos nomes dos colegas.
Com a turma do Infantil IV C, a professora realizou trabalhos diversificados para desenvolver nos alunos as habilidades de pinçar e de coordenação motora. Também desenvolveu trabalhos com materiais diversos como areia e grampos de roupas, tampinhas de garrafa, etc.
Usou a sua criatividade e deu muito certo. Além de salientar em forma de aprendizado os cuidados pessoais que os alunos precisam ter, sempre demonstrando e ensinando de uma forma bem lúdica.
Trabalhou também os números, coordenação e espaços, com degustação de gomas em relação a quantidade pescada na caixa.
- Com a manipulação dos grampos trabalhamos o nome, onde cada criança tem a plaquinha com seu nome e por meio dos grampos com letras neles desenvolvemos o movimento de pinça pela pegada no papel. Ainda, nesta atividade, eles puderam perceber a ordem das letras (noções de quem vem antes e depois).
- Utilizamos os grampos para relacionar as quantidades ao numeral, contando os pontos em volta do número aprendemos os grampos de acordo com as quantidades.
- Com tampinhas trabalhamos alfabeto móvel para formar o nome. Usamos elas também para classificação com letras iguais, para contar e fazer relação com o numeral, para classificar por cores e por tamanhos.
- Com areia fizemos uma pescaria com peixes numéricos onde as crianças pescam e ditamos o número para os outros colegas e depois cada um faz no seu prato de areia o número falado.
- Algumas crianças ficam apenas tocando e brincando com areia, por ser uma atividade sensorial e relaxante.
Também usamos a areia para fazer as letras do alfabeto e letras inicias dos nomes dos colegas.
Com a turma do Infantil IV C, a professora realizou trabalhos diversificados para desenvolver nos alunos as habilidades de pinçar e de coordenação motora. Também desenvolveu trabalhos com materiais diversos como areia e grampos de roupas, tampinhas de garrafa, etc.
Usou a sua criatividade e deu muito certo. Além de salientar em forma de aprendizado os cuidados pessoais que os alunos precisam ter, sempre demonstrando e ensinando de uma forma bem lúdica.
Trabalhou também os números, coordenação e espaços, com degustação de gomas em relação a quantidade pescada na caixa.
Comentários
Postar um comentário