Máscaras da Igualdade.

AUTORA
Professora Elaine Marques, 4°ano B e C

Trabalho realizado na semana de 10 a 14 de abril de 2023 com as turmas do 4°ano B com a professora Beatriz de Jesus, 4°ano C com a professora Roseli Ferreira Lopes professora de hora atividade Elaine Marques. Com total de 43 alunos, tempo duração de 4 aulas.

Vários povos fazem parte de nossa história, muitos de nossos costumes foram influenciados por estes povos. E apesar destes costumes se modificarem com o tempo, muitos deles ainda estão presentes na nossa cultura.

A cultura africana é muito rica de ensinamentos e o maior deles é o respeito e a humildade que eles demonstraram no decorrer de toda a sua história.

Através deste pensamento nos aprofundamos mais nesses ensinamentos, e elaboramos este trabalho. As máscaras da igualdade, que se trata das máscaras africanas que é um símbolo de grande respeito para seu povo.

Os povos africanos tiveram e tem muita importância e influência na cultura brasileira, onde podemos tirar muitos aprendizados sobre as diversas formas de expressão e costumes: como a dança, pintura, brincadeiras, vestuário, alimentação, vocabulário, e muitas outras formas, o que é de grande valor e exemplo para a formação dos alunos.

Pensando nessa diversidade cultural, realizamos um trabalho com as turmas do 4° ano Ensino Fundamental onde as professoras regentes das turmas durante as aulas de Língua Portuguesa realizaram o projeto das máscaras da Igualdade com texto sobre significado e importância das máscaras para a cultura africana. Tendo como objetivo trabalhar a ortografia, escrita, leitura e principalmente discutir sobre a cultura africana.

E a professora de Arte auxiliou os alunos na confecção de máscaras ensinando os alunos a técnica da bexiga, fazendo demonstração de vídeos e fotos de pinturas de máscaras africanas.

Discutiu-se com os alunos sobre os significados das máscaras, ou seja, a máscara está associada à realização de rituais acompanhada de cantos, danças e músicas com tambores. Tantos os povos africanos como os povos indígenas usam máscaras para realizar cerimônias de casamento, nascimento, para educar os jovens e ensinar a eles as tradições do grupo, explicar a origem e a formação do universo.

Objetivo principal deste trabalho é mostrar aos alunos que todos somos iguais, o que existe é diferença de pensamentos, atitudes, costumes.

Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer e conversar sobre a cultura dos povos africanos na cultura brasileira. Além disso para confecção das máscaras as turmas trabalharam juntas no mesmo dia foi uma manhã muito prazerosa e divertida de muita interação onde foi estimulado a criatividade e a imaginação dos alunos que produziram suas máscaras com muita empolgação e dedicação.



















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Adaptação

Alimentação sáudavel e semáforo