Colorindo nossa Escola

Texto da professora Mariciane da Silva Ribas Barbosa.

As ações pedagógicas em questão se iniciaram com o Projeto Flona, tendo como tema “Uma boa ação, gera mais conscientização”. Percebendo o interesse dos alunos relacionado a este tema sobre o meio ambiente, é que demos continuidade acrescentando um novo projeto “Colorindo nossa Escola”, que consiste em confeccionar um jardim florido, com materiais reciclados, trazendo mais cores e vida para nossa escola, já que entramos na linda estação da Primavera. Todo esse trabalho está sendo desenvolvido por mim, Mariciane da Silva Ribas Barbosa e pela professora Raquel Moreira de Lima Bueno, com auxílio da professora Silmara Flugel Araújo, professoras das turmas, sob orientação da pedagoga da escola Mariana Gobbo, tendo a participação ativa e coletiva de todos os alunos das Classes Especiais A e B (18 alunos). 

O trabalho abrangeu a confecção de cartazes com o tema da Primavera, pinturas das garrafas para usar como vasinhos, mural, entre outros. Vale ainda ressaltar que estas ações valorizam a cooperação e união, atitudes incentivadas pelo Programa Cooperjovem. Ainda, pensando na importância do compartilhamento de ideias e conhecimentos, levamos nossos alunos para uma troca de ideias e saberes com os alunos e professores da instituição APAE, alunos com alunos, alunos com professores, professores com professores. Os alunos das Classes Especiais, compreendendo o processo de plantar e cultivar flores, bem como os cuidados necessários à sua sobrevivência, levaram aos alunos e professores da APAE, flores plantadas e cultivadas por eles mesmos em vasinhos de garrafas PET’s. 

Nosso passeio oportunizou às crianças da Escola Odette a conhecer a estrutura da APAE, as salas, os alunos, os trabalhos desenvolvidos pela instituição. Após, os alunos da APAE apresentaram uma peça de circo, e os nossos alunos apresentaram uma música, Viver, referente aos cuidados com o meio ambiente e seres vivos. Após isso, todos os alunos puderam compartilhar o momento do lanche, puderam conversar e brincar juntos. Por fim, os alunos entregaram aos professores as flores plantadas por eles mesmos, como forma de agradecimento por nos receber e nos acolher neste momento tão prazeroso. Em tempo, agradeço a presença das Coordenadoras Pedagógicas da Secretaria Municipal de Educação Liliane Ribeiro e Edilaine Precoma Mainardes Ribas, que estiveram presente na APAE prestigiando nosso encontro.


































Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Adaptação

Alimentação sáudavel e semáforo

Máscaras da Igualdade.